Área de concentração

Estudo integrado dos órgãos e sistemas

Linhas de Pesquisa

Processos biológicos dos órgãos e sistemas

As diversas reações químicas e biológicas desencadeadas nas estruturas dos seres vivos se configuram em elementos que buscam explicar os vários fenômenos e episódios moleculares que constituem o que se denomina de homeostasia. O conhecimento morfológico da estrutura normal, microscópica, submicroscópica e molecular dos Processos biológicos dos órgãos e sistemas que constituem os seres vivos, assim como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal são as condições essenciais que podem subsidiar o estudo da etiologia e do mecanismo das enfermidades em geral, uma vez que estas se manifestam, frequentemente, através das alterações morfológicas, bioquímicas e/ou funcionais das células e dos tecidos, de sinalizações e envio de mensagens, assim como do desencadeamento de reações face ao contato com o meio ambiente.

Processos metabólicos e de defesa dos órgãos e sistemas

O encaminhamento de soluções que respondam às questões que envolvem a alimentação, a nutrição e a defesa certamente resulta no resgate do estado de saúde, por conseguinte, na preservação e manutenção da qualidade de vida da sociedade em geral, na garantia do valor dos alimentos colocados para o consumo da coletividade, na promoção de práticas alimentares saudáveis e na prevenção e controle dos distúrbios metabólicos, o que significa intervir de forma qualificada para a manutenção da homeostasia com base nos Processos metabólicos dos órgãos e sistemas. O estudo das condições que asseguram a estabilidade fisiológica e molecular dos órgãos e sistemas, o desencadeamento dos processos anabólicos, catabólicos e de defesa, os mecanismos de absorção, a regulação enzimática e endócrina, a ação dos neurotransmissores, assim como as potencialidades disponíveis nos nutrientes têm como foco a saúde. Com base em protocolos investigativos, os subsídios resultantes certamente conduzirão a uma melhor compreensão de determinadas alterações metabólicas que comprometem a saúde dos órgãos e sistemas.

Biointervenção para promoção da saúde

Tendo como foco a busca da promoção da saúde a partir do desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos visando o equilíbrio entre os organismos vivos e o meio ambiente, a linha de pesquisa Biointervenção para promoção da saúde visa a analisar e discutir os processos biológicos e moleculares que envolvem de forma direta e indireta os órgãos e sistemas, os distúrbios que podem vir a atingi-los e a utilização dos recursos tecnológicos a serviço do diagnóstico precoce e preciso e de processos terapêuticos e profiláticos. Através desta linha de pesquisa pode-se contribuir para uma melhor compreensão de determinadas enfermidades com vistas à elaboração de diagnósticos diferenciais precisos e a definição de métodos preventivos e regeneradores voltados para a recuperação do estado de higidez. A consecução destas metas baseia-se no desenho de protocolos experimentais in vitro, in vivo e ex vivo e na organização de ensaios e procedimentos clínicos projetados em padrões éticos, bioéticos e de biossegurança.

Modulação dos orgãos e sistemas por agentes físicos, químicos e biológicos

O estudo dos distúrbios que comprometem a estabilidade da homeostasia fundamentado nos múltiplos aspectos que envolvem os efeitos etiológicos frequentemente multifatoriais, favorece uma melhor compreensão do mecanismo de instalação, evolução e remissão das enfermidades em geral, uma vez que estas se manifestam a partir de sintomas e sinais que implicam em respostas morfológicas, moleculares e/ou funcionais por parte das células e dos tecidos, assim como de sinalizações e mensagens decorrentes da interação hospedeiros agentes físicos, químicos e biológicos, como resultado da integração dos organismos vivos com o meio ambiente. Acresce-se a estes elementos o estudo dos benefícios e dos efeitos colaterais que podem advir a partir dos ensaios laboratoriais e das observações clínicas resultantes da ação profilática e/ou terapêutica.

Educação para a Promoção da Saúde

Tem como meta o desenvolvimento de estudo sobre a homeostasia e os diversos distúrbios que acometem os Órgãos e Sistemas, na perspectiva de aplicação do conhecimento cientifico e tecnológico a serviço dos diferentes segmentos da comunidade. Este objetivo assume relevância social a partir da prática de ações voltadas à disseminação do conhecimento produzido com vistas a trazer benefícios à saúde da população, paralelamente ao desencadeamento de mecanismos que possam contribuir para a instrução da coletividade em geral, utilizando como estratégia a difusão dos métodos preventivos e de promoção social. O compromisso com o diagnóstico e a qualidade do perfil profissional colocado à disposição da sociedade são metas que constituem a missão da Linha de Pesquisa em tela.

 

Portuguese, Brazil