MANUAL PARA CONFECÇÃO DE PAINEL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS INTERATIVOS DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS

Autor: Max José Pimenta Lima

- O painel deve conter 90 cm de largura e 130 cm de altura.

- Deve-se buscar harmonia visual entre o tamanho das letras e das figuras, tabelas, título, subtítulo e margens (superior, inferior, direita e esquerda - 3,0 cm).

- O título deve ser escrito em letras maiúsculas.

- A citação dos autores deve ser através do último sobrenome em letra maiúscula seguido do nome e das iniciais dos demais sobrenomes em maiúsculo (LIMA, Max J. P.; CARVALHO, Adriano P. L.). Usar as abreviaturas para Júnior e Filho

- O nome do(s) apresentador(es) deverá(ão) estar sublinhado(s) e acompanhado(s) de uma foto (equipe) afixada no canto superior direito.

- O tipo de letra é de livre escolha (usar letras de fácil entendimento como: Arial, Times New Roman. Contudo é preferível a letra Antique Olive)

- O corpo e o tipo das letras não seguem regras pré-estabelecidas, portanto, podem ser utilizadas letras com corpo maior ou menor do que está sendo sugerido, não esquecendo, contudo, a harmonia do painel.

- Recomendação do corpo das letras: Título (80 a 100 pontos). Autores (30 a 36 pontos). Nome da Instituição, departamento, cidade, estado, país (20-30 pontos). Subtítulo (60 a 70 pontos). Texto (28 a 36 pontos).

- Recomendação do corpo das letras das referências: deve ser bem menor que o corpo das letras do texto (16 a 20 pontos).

- Preferencialmente, citar toda a bibliografia de acordo com a ABNT. Em painéis escritos em idioma inglês utilizar a metodologia Vancouver.

- Citações de autores no texto, referências, fontes de tabelas e gráficos etc., deve seguir orientações da ABNT e do IBGE

- Corpo do painel: deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).

- Sugere-se que as conclusões sejam colocadas em forma de itens.

- A composição do painel deve atender às considerações do professor orientador que em conjunto com o(s) orientando(s) definirão os itens e o conteúdo que deverão constituir o painel.

1. Apresentação de trabalho científico: breve introdução, objetivos, metodologia, resultados, resumo, palavras- chaves, agradecimentos (financiamento, se houver) e referências.

2. Apresentação de projetos: breve introdução, objetivos, metodologia, prováveis resultados (facultativo), viabilidade financeira e de infra-estrutura, cronograma, resumo, palavras-chaves e referências.

- A disposição do texto e das figuras, tabelas etc., é de livre escolha, entretanto, é importante preservar a harmonia visual.

Clique aqui para baixar o modelo de painel.

Portuguese, Brazil