PADRONIZAÇÃO DA TESE, ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA PÚBLICA E CONSTITUIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS

Exames de Qualificação da Tese

1) Para a realização do Exame de Qualificação da Tese a Comissão Examinadora deverá ser constituída por cinco Professores, sendo três vinculados à UFBA, um dos quais poderá ser o Orientador, e dois sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas no estado da Bahia. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um deles vinculado à UFBA. Para tanto, o Orientador deverá informar à Secretaria do Programa o nome dos examinadores escolhidos, os respectivos e-mails e endereços para que a Secretaria do Programa possa providenciar os convites.

2) Para a realização do Exame de Qualificação da Tese o doutorando deverá elaborar o exemplar da Tese em arquivo PDF gravado sete DVDs, a serem entregues aos examinadores (cinco titulares e dois suplentes). A depender da preferência dos examinadores, os exemplares poderão ser entregues na versão impressa e encadernados em dorso espiralado.

3) A primeira página da Tese para a defesa pública deverá estar preparada no modelo da capa definitiva constando, apenas, o registro das informações pertinentes, e anexado o registro do projeto original submetido ao CONEP/SISNEP e o Termo de Aprovação firmado pelo Comitê de Ética.

Defesa Pública da Tese

4) Para a realização da Defesa da Tese a Comissão Examinadora deverá ser constituída por cinco Professores, sendo três vinculados à UFBA, um dos quais poderá ser o Orientador, e dois outros sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores, obrigatoriamente, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa sediadas em outros estados da Federação. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um vinculado à UFBA e um segundo docente ou pesquisador, obrigatoriamente, vinculado a alguma instituição de ensino superior ou pesquisa sediada em outro estado da Federação. Para tanto, o Orientador deverá informar à Secretaria do Programa o nome dos examinadores escolhidos, os respectivos e-mails e endereços para que a Secretaria do Programa possa providenciar os convites.

5) Para a realização da Defesa da Tese o mestrando deverá elaborar o exemplar da Tese em arquivo PDF gravado em 07 (sete) DVDs a serem entregues aos cinco examinadores e aos dois suplentes. A depender da preferência dos examinadores, os exemplares poderão ser entregues na versão impressa e encadernados em dorso espiralado, contendo a capa oficial do Programa e o registro das informações pertinentes. O conteúdo da Tese deverá contemplar as críticas e sugestões decorrentes do Exame de Qualificação que o doutorando e seu Orientador considerem procedentes. Deverá ser apensado à Tese dois artigos publicados e ou submetidos à publicação em periódico(s) qualificado(s), com a menção da aceitação, se já tiver ocorrido; e anexado o registro do projeto original no CONEP/SISNEP e o Termo de Aprovação firmado pelo Comitê de Ética.

6) Na entrega da Tese aos examinadores que comporão a Comissão para a Defesa Pública o doutorando deverá anexar uma declaração firmada pelo revisor de língua portuguesa, pelo revisor de língua inglesa e pela bibliotecária responsável pela normalização e revisão das referências bibliográficas. Aconselha-se o uso do “Manual de Estilo Acadêmico - Monografias, Dissertações e Teses” de autoria das Bibliotecárias Nídia L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira e Isnaia Veiga Santana divulgado no site. O Programa exige o cumprimento das normas e padrões estilo Vancouver para as referências bibliográficas, assim como “As normas de apresentação tabular” do IBGE, também divulgado no site. Esta última observação deve ser atendida, uma vez que todas as Teses serão enviadas para o Banco de Teses e Dissertações da UFBA e também estarão disponíveis no site do Programa.

Depósito da versão definitiva

7) Concluída a Defesa da Tese, dentro do prazo máximo de 60 dias, o(a) aprovado(a) deverá elaborar o exemplar da Tese em arquivo PDF gravado em cinco DVDs a serem entregues aos cinco examinadores, ou enviados por e-mail. A depender da preferência dos examinadores, os exemplares poderão ser entregues na versão impressa. Obrigatoriamente terá que ser entregue à Coordenação do Programa 01 (um) exemplar impresso encadernado em capa dura, no modelo oficial do Programa, impresso em gráfica para ser encaminhado à Biblioteca da UFBA. Este exemplar deverá ser acompanhado de 02 (dois) respectivos DVD, que deverão conter, além da Tese em PDF, todas as declarações mencionadas no item anterior, bem como um ofício do Professor Orientador autorizando a entrega).

8) Os exemplares definitivos deverão ser encadernados em capa dura, no modelo oficial do Programa, impressos em gráfica, contendo o registro das informações pertinentes e com o dorso colado. O conteúdo da Tese deverá contemplar as críticas e sugestões decorrentes do Exame de Defesa consideradas procedentes pelo Doutorando e seu Orientador. Deverá (ão) ser apensado(s) à Tese dois artigos submetidos à publicação em periódico(s) qualificado(s), com a menção da aceitação, e anexado o registro do projeto original no CONEP/SISNEP e o Termo de Aprovação firmado pelo Comitê de Ética.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

10) Os Exames de Qualificação e de Defesa de Tese são realizados em sessões públicas, assegurado o livre acesso a todos aqueles que venham a se interessar pelos respectivos temas.

11) Ao doutorando estará assegurado o tempo máximo de quarenta (40) minutos para a exposição oral da sua Tese, assegurados pelo Programa de Pós-Graduação os recursos de multimídia.

12) Durante a sessão de Defesa da Tese o pós-graduando deverá usar jaleco branco portando o emblema do Instituto de Ciências da Saúde ou da Universidade Federal da Bahia

Undefined